domingo, 4 de outubro de 2015

018 - Ver a Vida Acontecer Como um Dia de Domingo

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada, amadjeenhus de Tom!!! Que bom encontrá-los por aqui!!! Comos estamos tod@s? Espero que maravilhosamente bem!
O que acharam do último post? Estão curtindo descobrir mais sobre a minha terrinha amada? Espero que estejam, sim, tanto quanto eu. Tratarei, inclusive, de encontrar alguns nomes e obras mais obscuros para jogar pra vocês!
Sabem aquele ditado, "quem tem amig@s, tem tudo"? Pois é! Tenho amigos tão legais que me deram parte de seus trabalhos, de graça. Apenas por ser amigo. Vocês já viram um caso assim aqui, na Discoteca, nem tem tanto tempo assim!
Enfim, acho que amor a gente deve espalhar, nunca guardar. Que nem moeda, que (em tese) deve sempre estar em circulação no mercado. Do mesmo jeito que eu recebi a recompensa da amizade, devo ser um bom amigo. Ler os livros que me indicam, ver os filmes que me recomendam assistir, ouvir as canções que me tocam e falar sobre elas - afinal, foi pra isso que me propus a fazer a Discoteca, a Filmoteca e a Biblioteca, né?
Quando algo REALMENTE especial atravessa o meu caminho, me sinto compelido a falar sobre - é legal espalhar coisas boas, sim! E quando se trata do material de um@ amig@? Bem, aí, sou obrigado a confessar que eu me sinto dividido. Se eu falo mal, posso me arriscar a perder a amizade; se falo bem, podem me acusar de ser chapa-branca. Mas, ao final, reflito (e chamo tod@s a pensarem comigo): eu sendo sempre honesto, qual diferença faz o fato de @ artist@ ser amig@ pessoal ou não? E mais: por que eu deixaria de falar a quem vier me ler relatar sobre uma obra legal apenas baseado no que possa se passar pela cabeça alheia? Como nunca fui desses, faço o que quiser - afinal, como o nome do blog diz, estes são os trigêmeos do Tom. O espaço é aberto e pseudodemocrático, mas quem responde por ele, no final do dia, sou eu. E vou falar o que vier à cabeça sobre aquilo que julgar pertinente. Lembrem-se: amizade é uma via de mão dupla, e amor é algo que deve vir para nós e partir de nós - isso significa que, do mesmo modo que meus amigos me dão seu tempo e seu suor de presente, também eu deva dar meu tempo e meu suor por eles.
E sigamos com o blog! Hoje é domingo, mas acho primordial que falemos "sobre sábado".

Fonte da imagem: enviado pelo artista

Single: Sobre Sábado (Sabato)
Artista: Tony Maciel e Geovana
Gravadora: GrafiteZeroSete
Data de lançamento: 22/09/2015
Fonte da imagem: https://www.facebook.com/tonny.maciel.9
Tony Maciel é um rapagão lá da terra da feira onde tudo que há no mundo tem pra vender de Caruaru. Precoce que só ele, aos oito anos de idade já estava compondo suas primeiras canções, o danado! Logo estava tendo suas canções gravadas por outros artistas. Mais logo ainda, era ele mesmo quem estava a gravar as suas canções e a de outros compositores (ele lançou dois álbuns: o ótimo "Re-Cortes", de 2009 e "Buscas Interiores", de 2013). Tony já teve composições gravadas gente do quilate de Daniela Mercury, Elba Ramalho, Santanna, Nando Cordel (este quarteto, inclusive, gravou uma música composta por ele em homenagem a Luiz Gonzaga); e dividiu o palco com nomes regionais como Jana Figarella, Isabela Moraes, Zeh Rocha, Andréia Luiza etc. Enfim, dá pra ver que ele nunca foi cabra de ficar parado - tanto que está com seu terceiro álbum já engatilhado para lançamento.
Fonte da imagem: https://www.facebook.com/tonny.maciel.9
Sobre Sábado é uma canção da também caruaruense - e já citada - Isabela Moraes (com quem nosso rapaz gravou a forte "Medo", embalados pelo curta-metragem "Café com Leite"). Tony e sua sobrinha, Geovana, curtem tanto cantá-la (quem não curte, né?) que decidiram gravá-la, de brincadeira. Logo, Maciel se juntaria com Airon para preparar uma versão da letra em italiano - e voilà: nasceu uma canção que foi além da brincadeira familiar e se tornou parte do álbum então em gestação. A decisão de fazer dela um single parece ser das mais acertadas. Com duas semanas de lançamento, ela está bombando em sua Caruaru natal, e já se espalhando por Pernambuco.
Fonte da imagem: https://www.facebook.com/tonny.maciel.9
O surf rock, da segunda metade dos 2000 para cá, virou moda - é o ritmo perfeito para "afofar" qualquer canção. Basta botar um ukulelê (dedilhado, de preferência - serve também um cavaquinho, se a grana estiver apertada) e cria-se um clima aconchegante, em qualquer ocasião, sem necessariamente remeter à sua praia original. Jack Johnson é a epítome atual. Bruno Mars "surfou" nela. Até o estúdio Pixar fez um curta lindíssimo em torno de uma canção do estilo. Até Anitta largou o pseudo-funk, por uns segundos, usou dele e se deu bem. Nada mais natural que Tony Maciel investisse nele junto com sua sobrinha ultrafofa - era a melhor maneira de juntar vozes tão díspares numa canção como esta sem causar grandes estranhamentos nem buscar forçar demais nenhuma das vozes. E o resultado mais que compensa.
Fonte da imagem: https://www.facebook.com/tonny.maciel.9

...e aí, ela disse que a Geri sabe cantar...
A letra fala daquela paixonite gostosa de começo de relacionamento - é bão, né, gente? Ai, ai... Nos primeiros compassos da canção, entra aquela voz miudinha de menina e a gente pensa "o que raios essa menina sabe disso?" - mas é tudo tão charmoso e fofo (eu estou usando demais esta palavra, né?) que não há como não se render à Geovana - até porque já vi pivete menor cantando coisa que nem deveria estar escutando. Eu confesso que fiquei intrigado em saber o que viria a ser da canção com a entrada de Tony - estava pensando num novo "Tormento d'Amore" (quem viu o sessentão Agnaldo Rayol e uma Charlotte Church aos seus tenros doze anos cantando uma canção ultraromântica deve ter sentido o estranhamento que eu senti mesmo naquela época). O estranhamento continuou, quase palpável, mas (para minha surpresa) não por qualquer coisa paedo - é porque a versão em italiano não casou tão bem com a canção, a princípio. O italiano de Maciel é muito, muito bom, mas parece que ele se esforça para manter a suavidade e manter as sílabas todas na melodia, ao mesmo tempo. Mas do momento em que Tony e Geovana cantam juntos, as nuvens se dissipam, o sol brilha mais forte e a canção derrete mais rápido que manteiga em pão quente, fluindo tudo naturalmente. O ouvinte sente a cumplicidade entre os intérpretes (pode-se até imaginar as risadas afastadas do microfone no estúdio). O arranjo adorna bem a canção e torna a letra ainda mais ensolarada, dando um clima de tarde de cantoria em família, após a macarronada de domingo. Coisa mais fofa, só se estivessem cantando "Ursinho Pimpão"!
Fonte da imagem: https://www.facebook.com/tmoficial

Vo-ô...cê não a-cre-di-tou... Você sequer notou...
A pequena Geovana é um achado. Quando falam que talento se espalha na família, com certeza foi na família Maciel que olharam. A garotinha é afinadíssima e tem um domínio incomum para alguém tão novo, lembrando muito a Nikka Costa, quase tão boa quanto a Patrícia Marx e bem melhor que a Simony. Se ela vai seguir carreira ou não, é algo que só o futuro dirá. Mas Sobre Sábado é um início deveras promissor.
O novo álbum está previsto para ser lançado no dia 26 de novembro, e Tony espalhou vários teasers pelo seu Facebook, este ano. Se Sobre Sábado ultrapassar as fronteiras de Pernambuco, é bem capaz de a procura do álbum ser grande. Oremos!

VEJAM TAMBÉM!
Biblioteca

"O Morro dos Ventos Uivantes"
(romance)
Emily Brontë
Filmoteca

"There's Good Boos To-Night"
(curta-metragem animado)
Izzy Sparber

Um comentário: